Você conhece alguem que sofre de ansiedade, sabe identificar os sintomas da ansiedade. A ansiedade faz parte do nosso dia-a-dia, não é difícil encontrar pessoas reclamando por estarem ansiosas naquele dia. Entretanto para algumas, esse distúrbio se expressa de maneira muito pior do que para outras. Existem alguns sintomas desse trasntorno que vão além de apenas um mal-estar, esses não devem ser ignorados. Embora muitas pessoas possam esperar sofrer um ataque de ansiedade em determinado momento de sua vida, é preciso ficar atento ao número de recorrências, caso esses números forem altos, definitivamente não é normal.

Identificar a ansiedade

É bem possível que você que está lendo já tenha passado por algumas dessas sensações, como batimentos cardíacos acelerados, boca seca e transpiração súbita. Certamente ninguém lendo isso conseguiu escapar dessas sensações.
Mas quantos se viram em situações estressantes em que ficaram tontos, ficaram com falta de ar, sentiram dor no peito e uma necessidade repentina de urinar? Embora esses sejam sintomas comuns da ansiedade cotidiana, se você sentir todos eles, é provável que tenha ido além do normal e experimentado um ataque de ansiedade real. Se você tiver algumas dessas queixas em mais de uma ocasião, pode estar no ponto em que deve consultar um médico. A seguir vamos dar mais detalhes sobre possíveis sintomas que você possa estar sentindo:

Conheça os sintomas da ansiedade

  • Dormência e formigamento no corpo constante

Dormência e formigamento podem não ser causadas por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são a restrição de fluxo sanguíneo para uma parte do corpo, como p.ex. quando dormimos em cima do braço e acordamos com uma sensação estranha nele, como se o membro estivesse realmente dormindo. Essas sensações anormais ocorrerem com mais frequência não apenas nos braços, mas também são sentidas nos dedos, nas mãos, nos pés e nas pernas. Dependendo da intensidade, pode ser bem desagradável.
  • Tontura

Essa sensação é conhecida – uma sensação de rotação dentro de sua cabeça como se estivesse rasgando o resto do seu corpo, é um dos sintomas da ansiedade, tornando impossível estar em paz. Ou a incapacidade de se levantar rapidamente, não muito diferente da sensação que você tem ao estar em uma montanha-russa. Em casos extremos, você pode se sentir como se estivesse recebendo um golpe na cabeça.
  • Dores no peito e na cabeça frequentemente

Dores frequentes no peito, passando a sensação de aperto no coração podendo até mesmo ser confundida facilmente como um sintoma de infarto. E dores de cabeça sem pausas, onde remédios não trazem nenhuma forma de alívio.
  • Tensão no corpo

A tensão muscular é aquele incômodo ou dor causados pelo excesso de tônus muscular. É uma contração excessiva de um músculo, que leva muitas vezes à cãibras no local, a sensação é semelhante à que você tem quando sente um aperto forte e involuntário do grupo de músculos que você não pode mais controlar.
  • Medos em excesso

À medida que os níveis de medo aumentam, os processos mentais se intensificam e se distorcem. Uma pessoa ansiosa superestima o perigo em que está e subestima sua capacidade de lidar esse pode ser também um dos sintomas da ansiedade. Por exemplo, alguém com medo de dirigir irá superestimar os perigos das viagens rodoviárias enquanto subestima sua própria habilidade de dirigir. Medo esse, quando torna-se exagerado, mórbido e irracional, ele passa a ser prejudicial ao indivíduo e se torna um sintoma que precisa de atenção.
  • Náusea

Algumas pessoas nunca experimentam náuseas ou vômitos, outros ficam nauseados todos os dias. Muitas pessoas descrevem como uma sensação de desconforto que afeta a porção superior do estômago, uma condição em que se perde o apetite.
  • Falta de ar

A falta de ar é caracterizada pelo desconforto ou dificuldade para respirar um dos sintomas da ansiedade comuns. As pessoas descrevem a sensação de diferentes maneiras. Algumas usam as palavras “respiração curta”, “aperto no meu peito”, “não tenho ar suficiente”, mas na maioria dos relatos é avistado uma mesma definição: “é como se todo o ar do mundo ainda não fosse o suficiente”. A falta de ar é de fato desconfortável, entretanto não trará nenhum dano aos seus pulmões.
  • Palpitações cardíacas

Arritmia ou palpitação é um distúrbio do ritmo cardíaco, que provoca a sensação de que o coração deixou de dar uma batida é outros dos sintomas da ansiedade mais comuns. Na maioria das vezes, se ocorre ocasionalmente, esse fato não tem consequências.
  • Insônia

A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir e/ou permanecer dormindo por um período razoável. Quem sofre de insônia normalmente se queixa de ser incapaz de fechar os olhos ou “descansar a mente” por mais de alguns minutos de cada vez. O que acaba resultando em um cansaço extremo durante o dia.
  • Sentimentos de inquietação

A inquietação é um estado sentimental em que não é possível manter a satisfação e a tranquilidade, algo sem esta errado. É um sentimento em que se vê a necessidade de agir, mudar ou transformar algo a todo momento. Nada estará bom o suficiente não importa o quanto mude.
  • Sentimentos de perigo, pânico ou pavor

Sentimento caracterizado pela sensação de ter alguma coisa de errado acontecendo, de estar em perigo constante ou de não possuir o que é necessário para resolver um problema.
É possível identificar com antecedência a ansiedade?
A crise de ansiedade é caracterizada como mal repentino, ou seja, é deverasmente complicado identificar seus sinais com antecedência, a fim de buscar por maneiras mais eficientes de se acalma e assim evitar a piora da crise.
Pensando nisso, nós disponibilizamos 6 sinais que precedem uma crise de ansiedade:
  1. Preocupação excessiva

Como citado anteriormente, é como se você sentisse que algo de ruim vai te acontecer a qualquer momento ou que alguma coisa estivesse prestes a dar errado, como se a única possibilidade daquele compromisso importante fosse dar errado.
  1. Falta de ar

A respiração passa a ficar mais ofegante. Geralmente pode ser notada alguns dias antes ou algumas horas antes, atingindo seu nível máximo assim que a crise se estabelece.
  1. Insônia

Você não consegue parar de pensar nas situações que podem acontecer e, por consequência, não consegue relaxar e adormecer. Sua mente é invadida por um turbilhão de pensamentos, tal como situações, compromissos importantes do dia seguinte, algo que você assume que errou, etc.

  1. Falta de concentração

A cobrança excessiva (por pressão externa ou interna) impede que você se concentre nas tarefas do dia a dia por exemplo, se você é um estudante e está em um período de entrega de trabalhos e pesquisas e precisa entregar diversos trabalhos, essa cobrança excessiva te fará focar apenas na frase “não vou conseguir dar conta de tudo” e somado com os prejuízos causados pelas noites mal dormidas, fica difícil mirar sua concentração no pensamento certo que seria, “vou resolver um de cada vez”.

  1. Sintomas físicos

Fadiga, calafrios, vertigem e formigamentos são bastante comuns antes de uma crise chegar.

  1. Você só pensa no futuro

A pessoa com crise de ansiedade não consegue viver o presente. Está sempre pensando nas possibilidades futuras ou então é tomada por pensamentos aleatórios, sem nenhuma linha de raciocínio específica e somado com a velocidade deste, resulta em grande dificuldade de se focar em algo.

Conclusão

Por mais dificil que seja se identificar nesse processo de ansiedade, o importante é que há assim como a maioria dos outros transtornos mentais, a ansiedade pode ser tratada através da terapia, da prescrição de medicamentos ou também pela união dos dois métodos, sempre com o acompanhamento de um profissiona.