Não deixe que o medo e a ansiedade o impeçam de se relacionar. Algumas pessoas ficam muito nervosas quando saem em um primeiro ou segundo encontro. Como resultado, vamos conversar sobre como superar a ansiedade do namoro.

Lembre-se de que namorar alguém não significa que você tem que se casar com a pessoa. Namorar deve ser agradável e uma boa maneira de conhecer pessoas diferentes. Ao sair para um encontro, lembre-se de que você não precisa se comprometer com um relacionamento de longo prazo. Isso deve ajudar a reduzir sua ansiedade.
Ao sair em um primeiro encontro, apenas seja você mesmo. Converse com seu parceiro como se estivesse conversando com seus outros amigos. Se você começar a se sentir nervoso, respire fundo e lembre-se de que não há nada para ficar nervoso.
O que de pior pode acontecer? Se o encontro não for bem, então aprenda com seus erros. Tente aprender o que você fez de errado e tente melhorar no seu próximo encontro. Peça também conselhos a seus amigos, muitas vezes alguns conselhos a mais auxiliam bastante.
Busque dar um passo de cada vez, não olhe muito para o futuro. Concentre-se no presente. Se você começar a se concentrar no que acontecerá na próxima semana ou no próximo mês, começará a ficar ansioso.
Se o namoro te deixa nervoso, tente conhecer melhor a pessoa por meio de diferentes atividades em grupo. Reúna alguns amigos e convide sua pessoa de interesse para participar de um grupo. Isso irá ajudá-lo a conhecê-la melhor.
Depois de adquirir o hábito de namorar, sua ansiedade e receios desaparecerão. Namorar é apenas uma maneira de conhecer alguém. Você pediu a essa pessoa um encontro porque você tinha interesse. Use essa motivação para diminuir seus medos e ansiedades.
Mas ainda existe a possibilidade de continuar se sentindo ansioso, até porque algumas pessoas podem ter medo de entrar em um relacionamento porque temem não ser capazes de lidar com as tensões e ansiedades do relacionamento. Bem, aqui estão alguns conselhos para ajudar a gerenciar esses estresses e medos.
Primeiro, não antecipe o que pode ou não acontecer em um relacionamento. Leve uma coisa de cada vez. Algumas pessoas podem ter medo do que pode acontecer. Em vez disso, concentre-se no que está acontecendo agora, caso surgir um problema o que é inevitável ocorrer um momento, você pode tentar descobrir o que pode fazer para corrigir o problema, busque sempre uma boa comunicação com seu parceiro. Até lá, dê um passo de cada vez.
Segundo, tente descobrir por que você está se sentindo ansioso. Pergunte a si mesmo o que há nos relacionamentos que o assustam ou o deixam ansioso. Pense nisso e tente descobrir qual é a base de seus medos e ansiedades. Se você não sabe, cogite a ideia de conversar com um profissional.
Uma vez que você saiba o que está causando seus medos, você se tornará melhor em lidar com esses estresses. A prática leva à perfeição. À medida que você aprende a lidar com esses certos medos, você ganhará a confiança de estar em um relacionamento.
Lembre-se de que existem todos os tipos de relacionamentos. Existem amizades, relacionamentos de namoro, relacionamentos mais sérios e outros. Encontre o tipo de relacionamento que faz você se sentir confortável e parta daí.
Se você ainda tiver problemas para lidar com o estresse e os medos de um relacionamento, converse com um psicólogo. Um psicólogo pode fornecer conselhos muito úteis sobre como lidar com seus medos e ansiedades. Ele ou ela também trabalhará com você pelo tempo que for necessário para você se sentir confortável em gerenciar seu estresse e ansiedade.
Lembre-se de que gerenciar o estresse e os medos de um relacionamento pode exigir um pouco de esforço e persistência.
Como posso superar a ansiedade nos relacionamentos?
Okay, chegou o momento é estou sentindo que posso ter um ataque de ansiedade, o que fazer agora? A vida é estressante como é e adicionar relacionamentos à mistura pode desempenhar um papel muito negativo em seus níveis de ansiedade, especialmente se você já tem o hábito de desenvolver ataques de pânico quando se trata de amor e namoro.
Portanto, se você não está conseguindo evitar que a ansiedade tome conta trouxemos algumas dicas que podem te ajudar:
  1. Em vez de esconder o seu nervosismo, admita-o para si mesmo e para o seu par. Muitas vezes, o que leva a um grande ataque de ansiedade surge de tentar manter seu nervosismo inicial encoberto. Se o seu ‘alguém especial’ entrar na sala para vê-lo, não finja que sua ansiedade não está lá. Simplesmente diga “Sinto muito se aparento estar nervoso, mas estou muito ansioso agora”. Seu par irá apreciar a sua honestidade, e dizendo a ele que você vai se sentir muito melhor.
  2. Se você teve um episódio de ansiedade durante um encontro, então não se preocupe em como você agiu. É melhor apenas dar a si mesmo afirmações de uma maneira positiva que o ajude a construir confiança e fazer melhor da próxima vez, assumindo o controle.
  3. Para se acalmar cada vez que tiver um ataque de ansiedade, simplesmente se afaste e respire. Se você estiver com sua nova namorada ou namorado, seguindo a dica anterior sobre ser honesto com eles sobre seu nervosismo, e também deixe-os saber que você precisa de um minuto sozinho, saia e respire lentamente até recuperar a compostura. Antes que você perceba, esta técnica simples irá acalmá-lo todas as vezes.
Chegando ao fim, ainda podemos contar com a ajuda dessa pessoa especial, caso esteja em um encontro e perceba que a pessoa está ansiosa demais por causa de uma situação que naturalmente já é estressante. Você pode sim ajudar com ações simples como:
  • Dê abertura para ouvir e dar atenção ao que o outro tem a dizer, claro sem forçar um diálogo.
  • Busque sempre manter uma conversa acolhedora e afetuosa, uma crise dura em média 25 minutos, portanto o importante é continuar fazendo companhia para pessoa, esse é um ótimo modo de mostrar apoio.
  • Caso for um momento propicio, apresente a sugestão de fazer uma caminhada ou alguma atividade divertida, com o intuito de distrair um pouco.

Concluindo, tenha paciência nenhum relacionamento será fácil ou simples, procure sempre manter uma boa comunicação com seu parceiro, isso é a chave para qualquer relacionamento.