Estresse é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. Quando estressado, o corpo pensa que está sob ataque e muda para o modo “lutar ou fugir”, liberando uma mistura complexa de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina para preparar o corpo para a ação física.

A manutenção de um estado de estresse por longos períodos pode ser prejudicial à saúde. Os resultados de níveis elevados de cortisol podem ser um aumento nos níveis de açúcar e pressão arterial e uma diminuição da libido.

Antes de mais nada, vamos entender isso. O estresse não é a pilha de papéis na sua mesa. O estresse não é a criança gritando na sala de estar ou a roupa limpa que o cachorro acabou de arrastar pela porta. O estresse não é o telefone que está tocando sem parar, deixando você atrasado.

O estresse é a sua resposta a essas coisas. Eles são estressores, não estresse.

Um estressor pode ou não ser uma causa de estresse

Quando procuramos sinais e sintomas, causas de estresse, devemos olhar para cada estressor como uma causa potencial de estresse. Digo potencial porque os estressores não precisam causar estresse. Pessoas diferentes respondem de maneira diferente a elas, e é a resposta, lembre-se, que é o estresse.

Por exemplo, uma grande causa de estresse para uma secretária pode ser uma pilha de documentos esperando para serem arquivados. Ela odeia arquivar porque não tem sistema. Ela nunca tem certeza de onde arquivar um determinado papel, então ela adia todos os arquivamentos. A pilha cresce, sua ansiedade cresce, sua culpa cresce, mas a falta de experiência a paralisa. Finalmente, ela fica doente e tira um dia de folga do trabalho. A secretária substituta dá uma olhada na pilha de documentos e começa a trabalhar alegremente. Ela desenvolveu um sistema de arquivamento e está confiante de onde deve colocar os papéis. Ela logo tem tudo limpo e se recompensa com uma rápida caminhada de 5 minutos.

O estressor era a pilha de documentos a serem arquivados. Foi o mesmo para os dois secretários. Uma secretária respondeu com ansiedade e culpa, resultando em doença física. O outro respondeu com confiança alegre, resultando em uma conclusão bem-sucedida. O estressor não foi uma causa absoluta de estresse.

Causas diárias de estresse

As causas cotidianas de estresse são recorrentes. Eles continuam surgindo. Aqui estão alguns exemplos.

  1. O chefe que nunca tem uma palavra agradável para você pode ser um motivo de estresse se você deixar. Depende se você deixa ele te incomodar, ou se você decide levar isso com calma.
  2. A criança que diariamente se recusa a acordar a tempo para a escola pode ser uma causa cotidiana de estresse para o pai que não assume o controle da situação.
  3. Um membro da família que está sempre ao telefone se tornará um motivo de estresse se você quiser usar o telefone e não tiver controle sobre a situação.
  4. O cachorro latindo do seu vizinho, ou até mesmo um pássaro cantando no peitoril da janela é uma causa potencial de estresse, dependendo de como você reage.
  5. A mancha em sua roupa de comida caída durante o almoço pode ser uma causa de estresse quando você voltar ao trabalho ou você pode ter a resistência emocional para ignorá-la.

Nossos dias estão cheios de sinais e sintomas, causas de estresse às quais escolheremos responder ou não responder.

Causas ocasionais de estresse

Além de potencialmente centenas de causas cotidianas de estresse, cada um de nós enfrenta coisas ocasionais que podem se tornar causas de estresse. Eles podem parecer maiores e mais difíceis de manusear.

Cada um desses três pode se tornar uma causa de estresse.

  1. Você está se mudando. Você tem que classificar, embalar e limpar. Então você tem que se mudar para um novo local. Você deixa para trás seus amigos e conhecidos. Você deixa sua vida anterior de muitas maneiras. A realocação pode ser uma das principais causas de estresse, ou você pode se preparar com antecedência para lidar com as mudanças emocionais.
  2. Seu trabalho está sendo redefinido. Há um trabalho novo, mais difícil de fazer, e pouco tempo para fazê-lo. Essa potencial causa de estresse pode deixá-lo fisicamente doente, a menos que você organize o trabalho e assuma o controle.
  3. As finanças da família são subitamente cortadas quando você ou seu cônjuge perdem o emprego. Isso pode ser uma causa de estresse? Depende de você agir imediatamente para procurar um novo emprego e usar seu tempo livre para colocar em dia pequenas tarefas domésticas.

Cada potencial de causa de estresse pode sobrecarregar um indivíduo ou energizá-lo para enfrentar o desafio e mudar as coisas.

Causas de estresse que mudam a vida

Um estressor nesta categoria tem muito mais probabilidade de se tornar uma causa de estresse, uma vez que tais mudanças abalam nossas próprias raízes. Veja esses exemplos e veja se há uma causa de estresse com a qual você está tentando lidar.

  1. Doença grave ou lesão de um membro da família pode rapidamente se tornar uma causa de estresse. Achamos difícil responder adequadamente a esse tipo de estressor. Emocional e mentalmente, nos falta a resiliência de que precisamos.
  2. A separação do cônjuge por dificuldades marciais, ou mesmo por causa de seu trabalho, também pode se tornar um motivo de estresse. A tensão emocional pode superá-lo à medida que seu corpo responde à separação.
  3. O divórcio é uma causa muito comum de estresse e difícil de lidar com uma resposta apropriada.
  4. Uma grande perda de renda será causa de estresse para aqueles que dependem demais das finanças. As dificuldades de crédito se enquadram no mesmo grupo.
  5. Finalmente, a morte de um filho ou cônjuge é um estressor que quase sempre se tornará causa de estresse.

A causa subjacente do estresse

Aqui ocorre a dúvida sobre é um ataque de ansiedade ou estou estressado? A principal causa subjacente do estresse é nossa resposta interna à perda do controle de nossas vidas. É natural que os humanos queiram controlar a vida a cada passo. Os estressores ameaçam esse controle, e respondemos nos preparando para lutar contra o que quer que esteja roubando o controle que queremos ou fugindo dele. O estresse é a resposta de luta ou fuga de nossos corpos.

Se todos os sinais e sintomas, todas as causas do estresse fossem agrupadas e rotuladas com uma única frase, essa frase seria uma resposta à perda de controle.

O estresse pode levar a uma série de problemas e se manifestar de várias maneiras. Um dos resultados mais predominantes do estresse é um ataque de ansiedade. Um ataque de ansiedade pode acontecer a qualquer momento para aqueles que sofrem deste transtorno. Alguns estudos apontam para um aumento constante de pessoas que sofrem de ataques de ansiedade e outros distúrbios relacionados ao estresse.

A revista Time publicou um artigo que se referia à causa dos ataques de ansiedade, que é o estresse, como uma epidemia em 1983. Ninguém argumentaria contra o fato de que o mundo ao nosso redor se tornou um lugar mais estressante, e isso só pode significar que o número de ataques de ansiedade continuará a aumentar.

No mundo de hoje, ninguém está imune aos efeitos nocivos do estresse, seja na forma de depressão, agorafobia ou ataques de ansiedade. Muitos de nós experimentamos um ataque de ansiedade e nunca soubemos o que realmente era. Isso porque poucas pessoas conhecem os sintomas de um ataque de ansiedade. Aqueles que sofrem de repetidos ataques de ansiedade aprendem a conhecer os sintomas e quando o início de um ataque está a caminho.

Um verdadeiro ataque de ansiedade é muito mais intenso do que apenas se sentir estressado no final do dia. Um ataque de ansiedade pode ocorrer repentinamente a qualquer momento, não apenas após um único evento estressante. Muitas vezes, o ataque sobrecarrega o indivíduo em um instante e sem causa aparente. Estima-se que um em cada três brasileiros experimentará um ataque de ansiedade, e uma em cada setenta e cinco pessoas em todo o mundo experimentará um ataque de ansiedade pelo menos uma vez na vida.

Conclusão

Como você sabe se você está sofrendo de um ataque de ansiedade? Bem, os sintomas são variados, mas podem ser muito intensos, sendo facilmente distinguido da sensação regular de estresse que temos no final do dia. Se você estiver enfrentando algum dos seguintes sintomas, pode estar tendo um ataque de ansiedade e deve consultar um médico imediatamente.

Para conhecer e entender todos os sintomas de um ataque de ansiedade, indicamos que leia nossa matéria sobre sintomas da ansiedade.