Ícone do site Wedja Psicologia

Como superar o estresse

Young businesswoman with headache touching her head while sitting in front of computer monitor by her workplace at night

O estresse sempre fez parte de nossas vidas. Neste momento agitado, as pessoas levam uma vida cada vez mais estressante. Especialistas afirmam que um pouco de estresse pode ser bom; ele mantém você afiado e pronto para seguir em frente e, às vezes, é vital para alcançar o desempenho ideal. No entanto, pesquisas médicas determinaram que o estresse prolongado é muito ruim para o corpo e pode bloquear a capacidade natural do corpo de se reparar, regenerar e se proteger. O estresse é uma resposta física e psicológica. Pode levar a doenças crônicas, obesidade, insônia, deterioração de relacionamentos, depressão e muito mais.

Desse modo, você sente que precisa aliviar o estresse? Caso você esteja vivendo uma vida com muitas coisas acontecendo, como um trabalho desafiador, paternidade ou relacionamento difícil, então existe a possibilidade de ter crises de estresse de vez em quando.

De fato concordamos que em algumas vezes temos que aliviar o estresse. O estresse constante pode diminuir sua saúde e a qualidade de sua produtividade. Afetando assim muitos de nós durante nossas vidas e isso é apenas um fato. Portanto, deixamos aqui algumas dicas para aliviar o estresse.

1. Tenha uma foto do momento mais feliz da sua vida

Pense em sua vida, qual foram os seus momentos mais felizes até agora? Pode ser o nascimento do seu filho, casar, sair em um encontro fantástico, visitar algum lugar incrível ou talvez seja quando você comprou seu cachorrinho, mas não importa o que seja, você certamente terá uma foto dessa época. Tire essa foto e coloque-a em sua mesa para lembrá-lo daqueles momentos felizes, pois essa será uma das ferramentas que você precisará para vencer o estresse. Use desses momentos, para ter controle nas ocasiões em que se sentir mais vulnerável e estressado.

2. Levante-se e faça alguns exercícios 

Olha, ninguém no planeta pode negar que fazer exercício, faz o sangue circular com maior intensidade e queima o estresse, no entanto, fugir de seus afazeres durante o dia pode ser muito difícil, mas existem outros exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar, como por exemplo no escritório e trazem diversos benefícios para você. Existem muitos exercícios de escritório que você pode fazer, como rolar os ombros, apertar as mãos e soltá-las e até exercícios de pescoço que ajudarão a liberar o estresse.

Muitas vezes, grande parte do nosso estresse acumulado é simplesmente devido a ficar sentado o dia todo no computador olhando para a tela. Certifique-se de que a cada hora você se levante e se alongue por pelo menos cinco minutos. Você descobrirá que, se não fizer isso por um período de tempo, isso causará dores e dores, o que pode ajudar a aumentar seu estresse.

3. Planeje seu dia

Certifique-se de planejar seu dia, com muita frequência, ouvimos as pessoas dizerem: “não almocei hoje” ou “estive correndo e não tive a chance de parar”. Vamos lá, controle-se, você está no controle e isso só depende de você. A primeira coisa que você deve fazer é garantir que você agende dois intervalos decentes por dia, que incluam pelo menos meia hora para o almoço e um intervalo de 20 minutos em outro lugar do dia.

Ao agendar o seu tempo, você pode garantir que tenha tempo suficiente para fazer uma pausa, fazer um pouco de meditação e relaxar e se preparar para o resto do dia. Se você trabalha 16 horas por dia, também deve colocar em seu plano um intervalo decente para jantar, de pelo menos uma hora. Além de tudo isso, não se esqueça de dormir, nosso corpo é projetados para reparar, recarregar e refrescar enquanto dormimos. Sem dormir o suficiente, nosso corpo não consegue acompanhar os danos diários do estresse.

4. Melhore sua dieta

Coma mais frutas e vegetais. Ao aumentar sua ingestão de antioxidantes, você também estará alimentando seu sistema imunológico. Escolha carboidratos ricos em fibras, como grãos integrais ou batata-doce. Os carboidratos de ação mais lenta ajudarão você a relaxar sem o “crash” do açúcar. Reduza a cafeína e beba mais água.

Essas foram as nossas dicas, esperamos que possam te ajudar a superar o estresse do seu dia-a-dia. Lembrando que é necessário aprender como você pode aliviar o estresse para ter benefícios em sua saúde geral. O estresse pode causar muita dor agravante em sua vida (se você não lidar com isso). Na verdade, o estresse pode ser tão ruim que nos impede de atingir todo o nosso potencial. Embora vivamos em um mundo desafiador, aprender a aliviar o estresse ajudará a longo prazo.

Concluindo

As verdadeiras causas do estresse não são os problemas ou experiências negativas que você encontra em sua vida; mas sua atitude em relação a elas. Então, o truque é mudar sua atitude e desenvolver um estado de relaxamento, porque você não pode estar estressado e relaxado ao mesmo tempo. É importante entender que aquilo em que focamos, nós energizamos. Quanto mais você continua a pensar nos fatores que causam seu estresse, mais energia você dá a ele. Portanto, é vital deixar ir e se concentrar no relaxamento. Consequentemente, é menos provável que você fique perturbado por um estressor e, portanto, menos provável que seu efeito prejudicial ocorra. Eventualmente, a escolha é sua. Você pode continuar a reagir da mesma maneira estressante ou pode optar por melhorar sua vida mudando sua atitude e seguindo nossas dicas. Não há outra maneira de contornar isso.

Sair da versão mobile