Estudantes de todo o país estão se preparando para os exames de fim de ano e testes padronizados, além de cumprir os prazos das aulas e cargas pesadas de lição de casa. Infelizmente, o aumento da pressão por boas notas fez com que muitos alunos adotassem a abordagem errada quando se trata de preparação para o exame.
O estresse antes de provas é uma evento muito comum. Seja no ensino médio, ensino fundamental ou até mesmo na faculdade, muitas pessoas ficam nervosas quando chega a hora de fazer um exame. Os nervos do exame também não são um problema pequeno. Eles podem causar diversos problemas na vida de uma pessoa.
Por que tanto estresse?
Em um ambiente como a faculdade se torna “normal” tanta competição e as pessoas estão se esforçando para permanecer no topo de suas turmas em perspectiva, há uma grande pressão sobre os alunos para que tenham um bom desempenho. Essa pressão de desempenho, assim como outros bloqueios mentais, são as coisas básicas por trás dos problemas nervosos do exame. É importante que as pessoas se livrem desses problemas ou então eles podem ter sérias consequências.
Se você sentir que os nervos do exame estão causando desconforto grave, precisará procurar ajuda. Os nervos do exame podem causar muitos problemas em sua vida. Muitas vezes, sentir essa pressão pode acarretar num desconforto físico enorme. Além disso, sua mente ficará em branco quando você sentir esse sentimento. Quando isso acontece, um bom desempenho em um teste difícil torna-se praticamente impossível. Você ficará sobrecarregado e o sentimento de ansiedade certamente se multiplicará.
Como você trata um problema com um foco mental tão profundamente enraizado? Você tem que mudar completamente sua mentalidade. Você tem que dizer a si mesmo que os exames não são algo para se estressar. Isso é muito mais fácil dizer do que fazer, no entanto. Quando você tem uma tarefa difícil chegando, é comum se sentir estressado. O problema está no seu pensamento. Com isso em mente, você precisa encontrar uma solução para mudar esse pensamento. Uma ferramenta que se tornou mais amplamente reconhecida para lidar com doenças mentais é a hipnoterapia. Como hipnoterapeuta, tenho visto muitos clientes que precisam de ajuda com o problema dos nervos do exame.
Estresse em estudantes
Qual o motivo do estresse em estudantes do ensino médio? Ao pensar em provas você se preocupa em não passar. Se você não tiver conhecimento suficiente sobre o assunto, será reprovado e terá que fazer o ano novamente. Portanto, é o medo de falhar que nos deixa tão nervosos e estressados. Não ter conhecimento suficiente não é um problema para quem está disposto a estudar.
Deste modo, comece sua preparação desde a primeira aula. Se você ouvir atentamente, tomar notas, concluir as tarefas no prazo, não terá que ficar sentado dias e noites antes do exame e se preocupar com alguma parte da informação que perdeu. Uma ligeira revisão seria suficiente para refrescar sua memória. Se você tiver problemas com a redação de sua tarefa, poderá realizar um pedido de trabalho personalizado e ter cem por cento de certeza de que tudo ficará bem. Você também pode solicitar um trabalho de conclusão personalizado que será escrito em alto nível com abordagem criativa e devidamente concluído no prazo. Isso deixará algum tempo para você e talvez para seus estudos, se for uma maneira de usar seu tempo livre.
E aqui está mais uma coisa. Se você não conseguiu fazer o que foi mencionado acima e ainda sente aquela tensão horrível, há mais um conselho. Trapacear não o ajudará em seu exame e em sua vida futura. É você que é enganado, não seus professores. A melhor maneira é ser honesto, não perca a cara ao responder; você tem que manter o foco a cada segundo. O objetivo dos professores é ensiná-lo, não reprovar em seu exame, porque os alunos são um crédito para um professor. Se você ainda precisa de algum tempo para aprender e estudar mais, faça isso de forma sistemática, não caótica e tudo ficará bem e você voltará de férias para casa uma pessoa feliz com boas notícias para seus pais.
Antiestresse
Especialistas recomendam algumas dicas simples para ajudar os alunos a lidar com o estresse na hora do teste.
-
Exercício: O exercício pode ser uma excelente maneira de recarregar as baterias e reduzir o estresse na época do exame.
-
Pacotes de cuidados: Não há nada como um pacote de cuidados. Inclua itens como brinquedos de antiestresse, um CD de música clássica e lanches saudáveis, como nozes, goma de mascar ou frutas secas.
-
Crie uma atmosfera calma e produtiva: Uma área de estudo eficaz deve ter boa iluminação e ventilação, uma cadeira confortável e espaço grande o suficiente para espalhar materiais.
-
Goma de mascar: A goma pode aliviar o estresse e a tensão além de ajudar a aumentar o foco e a concentração durante os estudos e as provas. De fato, estudos mostraram que o ato de mascar chiclete aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro em 25% e parece melhorar a capacidade das pessoas de reter e recuperar informações.
Concluindo
Em nossa vida sempre estaremos lidando com diferentes exames – alguns ou outros tipos de provas, onde temos que provar nossa competência, nosso bem-estar, nossa determinação e nosso QI. Estudantes tendo que apresentar seu trabalho de filosofia, cirurgiões operando pela primeira vez, desempregados, quando fazem uma entrevista com seu potencial empregador, todos eles têm os sintomas do estresse do exame. Se você é um estudante, não há necessidade de explicar o que é o estresse do exame.