Ícone do site Wedja Psicologia

Estresse e saúde

O estresse nos acompanha todos os dias. O estresse é uma parte constante da vida da maioria das pessoas. E embora seja bastante comum, ainda precisa ser abordado devido ao impacto que tem na condição de saúde de um indivíduo. Quando você experimenta do estresse, seu corpo produz mudanças químicas em seu cérebro, que também podem afetar sua saúde.
Para entender como o estresse pode afetar nossa vida e nossa saúde, é preciso aprender antes de tudo um pouco sobre isso. Primeiro, existem diferentes tipos de estresse que podem causar problemas, quais são eles?
Estresse Agudo
Estresse agudo, este é um problema de estresse de curto prazo normalmente, que pode durar pouco ou pode continuar. Uma das razões comuns pelas quais alguém desenvolve estresse agudo é porque está pensando em como mudar as coisas que não pode mudar. Lembre-se mude apenas as coisas que você pode mudar e aprender a aceitar, todos nós lidamos com os desafios do dia a dia. Encare cada desafio como uma experiência de aprendizado. Todos nós temos que pagar contas, trabalhar e assim por diante. É uma parte da vida e temos que enfrentá-la.
Estresse Crônico
O estresse crônico é aquele representado por persistentes períodos maiores de estresse, superiores a três meses. Constituído por situações que não se resolvem, longas e constantes preocupações, no qual a pessoa sente os sintomas a todo momento.
Estresse Psicológico
O estresse psicológico está ligado ambos já citados. O que o difere dos demais é a ligação com a capacidade do corpo em responder às situações adversas. Quem sofre de estresse psicológico pode ter reações incompatíveis com a situação, descarregando mais adrenalina e cortisol no corpo, provocando sérios problemas de coração.
Embora algumas fontes de estresse sejam temporais, existem aquelas que são produzidas por um longo período de tempo para que ele se acumule. Antes que você perceba, torna-se tão grave que afeta sua saúde em vários níveis, mesmo que você não tenha nenhuma condição de saúde existente, isso pode aumentar o risco de desenvolvê-las.
Você pode apresentar os seguintes sintomas de estresse, o que eventualmente contribui para os problemas de saúde associados ao estresse:
  • problemas para dormir
  • falta de energia
  • tensão
  • dores de cabeça
  • depressão
  • ansiedade
  • pressão alta
  • dor nas costas ou pescoço
  • perda ou ganho de peso, etc.
  • Doenças e Condições Relacionadas ao Estresse
Pesquisas contínuas estão sendo feitas para mostrar mais do impacto que o estresse tem na saúde geral. Mas, apesar disso, tem havido várias alegações científicas que ligam o estresse a várias condições de saúde, desde dores nas costas, insônia e síndrome da fadiga crônica.
Então se o estresse nos acompanha nas situações adversas do dia-a-dia, não há realmente nada que possamos fazer sobre isso também, ou há? O estresse é causado por coisas ruins e coisas boas, basicamente os estressores comuns são causados ​​por finanças, amigos, cônjuges, família, trabalho, vizinhos, correio e até mesmo dirigir para casa do trabalho ou esperar na fila do posto de gasolina. As pessoas sempre querem estar livres de estresse, mas esse dia nunca chegará em que você estará completamente livre de estresse.
No entanto, existem duas vertentes do estresse. Um é o estresse positivo, que garante que a vida não fique chata e, em seguida, há o estresse negativo, que faz você desejar que sua vida fosse chata. Infelizmente, o estresse adora acompanhar as mudanças e, graças à tecnologia, ao meio ambiente e à sociedade, certamente lidamos com nossa parcela de mudanças. Agora, a questão é: exatamente quanto estresse estamos sob e o que podemos fazer para lidar com isso?
O que pode ser feito para reduzir o estresse? Você pode reduzi-lo gerenciando, planejando e estabelecendo metas. Quando você tem algo para esperar, isso melhora sua vida pessoal. A primeira coisa que você deve considerar ao planejar e definir metas é a sua rotina, organize seu dia com os objetivos que deseja alcançar e quando for cumprindo-os faça um checklist, isso ajuda a saber quais tarefas já foram feitas e consequentemente trás uma sensação de orgulho e alívio.
Além disso, deseja evitar armadilhas para sua memória e inteligência, já que as emoções jogam jogos insalubres se você permitir. O que quero dizer é que você quer evitar dizer a si mesmo que eu não posso fazer isso. A vida já é muito difícil e é possível torná-la mais fácil se você aprender a pensar positivo.
Aprendendo a cuidar da sua saúde
Conhecendo o impacto que o estresse tem no corpo, é importante tomar todas as medidas necessárias para não apenas combater o estresse, mas também manter-se livre de qualquer tipo de doença. Algumas pessoas estão tão consumidas pelo estresse que não prestam atenção ao seu próprio corpo. Seja mais sensível às necessidades de sua saúde.
A seguir, dicas úteis sobre como você pode lidar com o estresse e melhorar sua saúde:
  • Tire uma folga do trabalho para relaxar. Dê ao seu corpo a chance de se recuperar.
  • Durma o suficiente, especialmente se você for trabalhar excessivamente durante o dia.
  • Coma bem. Inclua quantidade suficiente de frutas e vegetais em sua dieta, bem como proteínas.
  • Faça uma atividade física durante o seu tempo livre. Trabalhar fora libera endorfinas em seu sistema, e é por isso que melhora seu humor.
  • Nunca recorra a métodos pouco saudáveis ​​de lidar com o estresse, como drogas, fumo ou álcool.
Busque ajuda profissional
Quando o estresse começa a preocupar sua saúde, é importante buscar orientação profissional sobre o assunto. O caso é mais importante quando o estresse afetou sua saúde em grande medida. De fato, existem profissionais que podem ajudá-lo a lidar com a situação e superar o estresse para que sua saúde também possa se recuperar.

Conclusão

Caso seus músculos estejam tensos, sua pressão arterial alta, você sente seu coração batendo aceleradamente, seu sistema digestivo está fora de controle, se sente ansioso, frustrado, irritado e fisicamente esgotado? Se assim for, estes são sinais definitivos de que o estresse está tirando o melhor de você e você precisa fazer algumas mudanças. Talvez você tenha a sorte de descobrir exatamente o que está causando seu estresse e, se o fizer, às vezes essa fonte pode ser eliminada e às vezes não. Outros, você pode pelo menos manter sob controle ou talvez evitar.

Sair da versão mobile