Frequentemente, quando uma criança está sendo avaliada quanto as dificuldades acadêmicas ou superdotação, é aplicado o WISC em meio a uma gama de outros testes psicológicos. Os psicólogos são frequentemente solicitados a aplicar o WISC por ser considerado o “padrão ouro” em avaliação cognitiva e afirmam medir o desempenho intelectual.

O WISC-V conceitua inteligência como uma variável de desempenho e a justificativa é que: o que importa é o quão bem um indivíduo utiliza sua inteligência para se adaptar ao ambiente em que vive. A capacidade intelectual não pode ser vista nem verificada concretamente, ela não pode ser medida com segurança. No entanto, o desempenho intelectual pode ser medido e é o foco dos testes.

O WISC mede o desempenho intelectual como um construto multidimensional. O teste contém inúmeras escalas (índices) avaliando qualitativamente diferentes tipos de funcionamento intelectual. Os testes de inteligência atuais veem a inteligência não como habilidades específicas que emanam de uma capacidade intelectual “geral”, mas como diferentes tipos de inteligência, cada um sendo de igual importância adaptativa.

Além de fornecer pontuações de QI, o WISC integra conceitualizações atuais e pesquisas recentes para fornecer as informações mais essenciais sobre os pontos fortes e áreas de dificuldade de uma criança. Mais de 70 anos de pesquisa foram gastos no desenvolvimento do teste, com avanços e ajustes contínuos. Há muitas contribuições de profissionais e especialistas na área.

O WISC é considerado um instrumento com avanço significativo na compreensão das habilidades cognitivas. O WISC-IV contém 10 subtestes principais e 5 subtestes opcionais adicionais. Eles são somados a quatro índices:
● Índice de compreensão verbal;
● Índice de raciocínio perceptual;
● Índice de m emória de trabalho;
● Índice de velocidade de processamento.

Um IQ de escala total (FSIQ) também é calculado. Essas pontuações variam do mais baixo (40) ao mais alto (160) pontos. Os subtestes são dados para exames adicionais das habilidades de processamento. A faixa etária para aplicação do WISC-IV abrange dos 6 anos aos 16 anos e 11 meses.

 

O que é o teste psicológico WISC

O que os quatro índices principais do WISC-IV medem?

 

Índice de compreensão verbal (VCI)

Este Índice avalia a capacidade da criança de ouvir uma pergunta, extrair informações aprendidas da educação formal e informal, raciocinar por meio de uma resposta e expressar pensamentos em voz alta. Pode explorar preferências por informações verbais, uma dificuldade com situações novas e inesperadas ou um desejo de mais tempo para processar informações, em vez de decidir “na hora”.

 

Índice de Raciocínio Perceptual (PRI)

O PRI avalia a capacidade da criança de examinar um problema, recorrer às habilidades viso-motoras e visoespaciais, organizar seus pensamentos, criar soluções e testá-las. Ele também pode tocar nas preferências de informações visuais, conforto com situações novas e inesperadas ou uma preferência de aprender fazendo.

 

Índice de Memória de Trabalho (WMI)

O WMI avalia a capacidade da criança de memorizar novas informações, mantê-las na memória de curto prazo, concentrar e manipular essas informações para produzir algum resultado ou processo de raciocínio. É importante para o pensamento, a aprendizagem e as realizações de ordem superior. Pode influenciar a concentração, a capacidade de planejamento, a flexibilidade cognitiva e as habilidades de sequenciamento, mas também é sensível à ansiedade. É um componente importante de aprendizagem e realização e capacidade de trabalhar eficazmente com as ideias conforme são apresentadas em situações de sala de aula.

 

Índice de velocidade de processamento (PSI)

O PSI avalia as habilidades da criança de focar a atenção e examinar rapidamente, discriminar e ordenar sequencialmente as informações visuais. Requer persistência e habilidade de planejamento, mas é sensível à motivação, dificuldade de trabalhar sob pressão de tempo e coordenação motora também. Fatores culturais parecem ter pouco impacto sobre ele. Ele também está relacionado ao desempenho e ao desenvolvimento de leitura. Também está ligado      à Memória de Trabalho, pois o aumento da velocidade de processamento pode diminuir a quantidade de informações que uma criança deve “reter” na memória de trabalho.

 

Como analogia, pode-se pensar no cérebro pensante como a entrada de uma casa em estilo vitoriano. Existe um alpendre, uma porta de entrada, um vestíbulo e, claro, o resto da casa.

 

  • Os convidados (informações) batem à porta e “ficam na varanda” (ou seja, o professor apresenta os conceitos).
  • O anfitrião (ou seja, o cérebro) permite que o “convidado” entre (ou seja, o cérebro percebe a informação e registra que ela está lá).
  • O anfitrião os cumprimenta e recebe os convidados (ou seja, o cérebro organiza e esclarece as informações para armazenamento) e
  • Ajuda os convidados a se acomodarem (ou seja, codifica as informações na memória de longo prazo).
  • Se o anfitrião demorar muito para realizar as “tarefas de anfitrião” e levar os convidados para a sala de estar, alguns convidados podem ficar impacientes e ir embora (ou seja, algumas informações não estão codificadas).

 

Mas como todos estes testes podem ajudar a criança?

 

Mas o que é o WISC e exatamente como ajudará o paciente?

WISC: Avaliações para melhorar o potencial de aprendizagem da criança

Estamos sempre em busca de novas tecnologias para ajudar nossos pacientes a terem o melhor de si. E isso é particularmente importante quando se trata de intervenção educacional.

Uma avaliação de aprendizagem ajuda a identificar o potencial de aprendizagem de uma criança e a abordar quaisquer barreiras que os impeça      de alcançá-lo.

O WISC – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – é uma ferramenta para avaliar o progresso acadêmico e o potencial de uma criança. O WISC é um instrumento           usado há anos. Ele foi reavaliado, redesenhado e refeito para fornecer uma imagem mais abrangente da capacidade de aprendizagem de uma criança.

Mas o que o WISC é exatamente e como ajudará o paciente?

O teste em si leva entre 90 e 120 minutos para ser executado. Ele produz um QI de escala total que representa a capacidade intelectual geral da criança. Os resultados ajudam a identificar os problemas que afetam a capacidade de aprendizagem e recomenda os melhores métodos de intervenção precoce daqui para frente. Além de obter de modo instantâneo a capacidade geral.

5 áreas-chave que afetam a aprendizagem e serão avaliadas intensivamente:

  • Compreensão verbal
  • Índice Visual Espacial
  • Índice de Raciocínio Fluido
  • Índice de Memória de Trabalho
  • Índice de velocidade de processamento

 

Ao avaliar cada uma dessas áreas, o psicólogo obtêm uma visão única do comportamento e do desempenho da criança.

Talvez eles tenham um bom desempenho em algumas áreas e em outras não. O foco da intervenção será então colocado no último, enquanto as primeiras habilidades podem ser utilizadas de forma mais eficaz.

Talvez haja discrepâncias entre suas pontuações e seu desempenho na escola. Em seguida, outras barreiras potenciais ao desempenho podem ser examinadas, como questões sociais ou emocionais.

Algumas crianças têm um desempenho particularmente bom em certas áreas. Essas informações podem então ser usadas para enfocar seus pontos fortes na escolha do assunto e da escola. Percebe-se também que quando certas áreas problemáticas são particularmente significativas, identifica-se um distúrbio ou dificuldade de aprendizado assim como o melhor curso de ação que pode ser adotado para resolvê-lo.

No campo da psicologia educacional, o WISC-V é considerado a medida padrão-ouro do funcionamento intelectual. Mais de 70 anos de pesquisa foram gastos no desenvolvimento do teste, com avanços e ajustes contínuos feitos para novas descobertas em neuropsicologia, psicologia, tecnologia e mudanças na população.

O psicólogo demanda um período considerável pontuando, analisando e discutindo perfis WISC, adquirindo assim informações úteis para ajudar os pais a determinar as intervenções corretas para a criança.

O mais importante, embora o teste possa parecer intenso no papel, é na verdade um processo divertido e envolvente para as crianças e que ajuda o psicólogo a conhecê-los e construir um relacionamento. A partir daí, mais testes podem ser recomendados.

Quando se trata de abordar problemas ou potenciais inexplorados na aprendizagem, socialização ou nas emoções, a intervenção precoce é fundamental, para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado. Além disso, uma avaliação de aprendizagem é uma ótima maneira de ajudar a criança a prosperar – academicamente ou não – durante os anos escolares de formação.

A aquisição deste teste é fundamental para uma testoteca que embase o desempenho do profissional competente e que reconheça o seu propósito de entrega de resultados com excelência e competência.

O kit completo 18 itens e pode ser aplicado várias vezes para candidatos durante muito tempo, sendo necessário adquirir apenas o livro de reposição. Devidamente utilizado não danifica e se reproduz em várias aplicações sem necessidade de recomprá-lo.

Esperamos que seja de grande ajuda todas as informações aqui compartilhadas. Veja o kit completo que separamos para você:  WISC IV – Escala Wechsler de Inteligência para Crianças

O que é o teste psicológico WISC

Ficamos à disposição, entre em contato conosco pelos telefones:

(85) 3224.1587 | (85) 3261.1470 (85) 98970.1774 (whatsapp) 

Conheça mais sobre a Wedja Psicologia, acesse nossas redes sociais:

  • Instagram: @wedjapsicologia
  • Twitter: @wedjapsicologia
  • Facebook: /wedjapsicologia
  • Linkedin: /wedjapsicologia

Conteúdo Relacionado

Testes de atenção para Habilitação de Motoristas
Psicotécnico: Dicas para se sair bem no teste
Teste de QI: O que é, para que serve e consigo melhorar os resultados?
Qual o segredo das clínicas de psicologia de sucesso?
Avaliação Psicológica Aplicada a Contextos de Vulnerabilidade Psicossocial