Avaliação Psicológica aplicada a situações de vulnerabilidade

A avaliação psicológica engloba um conjunto de técnicas e ferramentas muito variadas. Isso porque essa importante função é desempenhada por psicólogos em diferentes contextos e com os mais diversos objetivos.

Seja em processos legais ou como ferramenta de apoio para a prática clínica, os testes exigem experiência e muito estudo dos profissionais de psicologia.

Quando estamos falando de públicos em situação de vulnerabilidade, é preciso que o psicólogo tenha cuidado e conhecimento redobrados.

 

Conheça o livro: Avaliação Psicológica aplicada a contextos de vulnerabilidade psicossocial

Se você se interessa em aprender mais sobre a aplicação de avaliação psicológica para públicos em situação de vulnerabilidade, temos uma recomendação de leitura.

O texto organizado pela psicóloga Juliane Callegaro Borsa foi publicado em 2019, pela Editora Vetor. O livro aborda a apresentação da prática da avaliação psicológica, aplicada a pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade psicossocial.

Discutindo o assunto de maneira clara e didática, a autora apresenta técnicas e recursos possíveis para a compreensão de cada demanda.

Esse é um material destinado a psicólogos e estudantes de psicologia, pretendendo discutir os procedimentos de avaliação considerando as especificidades e limitações de cada contexto abordado.

Entenda o que são pessoas em contexto de vulnerabilidade psicossocial

Considera-se pessoa vulnerável aquela cujas condições políticas, sociais e econômicas limitam seus direitos enquanto cidadão. Segundo a autora, a vulnerabilidade social refere-se, por sua vez, ao sofrimento psíquico desencadeado pela exposição a riscos.

Infelizmente, os contextos de  vulnerabilidade psicossocial são muito comuns na sociedade brasileira. Situações de pobreza, doença, exposição à violência, vivência de trauma e até mesmo a privação de direitos civis básicos são problemas frequentes no dia a dia de grande parcela de nossa população.

Assim sendo, é fundamental que o profissional de psicologia adote um posicionamento político e, sobretudo, tecnicamente qualificado.

Porque é importante contextualizar a avaliação psicológica?

Como psicólogo, você certamente conhece a importância do entendimento do indivíduo como um todo, em seus aspectos físicos, psicológicos e sociais. Todos os fatores, biológicos ou ambientais, potencialmente impactam no desenvolvimento, saúde e bem-estar físico, emocional e psicológico.

Assim, pode-se concluir que uma avaliação psicológica que não contextualiza situações de vulnerabilidade está incompleta e não reflete com precisão a realidade individual do paciente.

Quando expostos aos riscos discutidos nesse artigo, indivíduos tendem a exibir resultados desviantes do padrão de validação para a maioria das ferramentas de testes psicológicos. Assim, a interpretação e avaliação devem passar por contextualização social para que reflitam a realidade subjetiva do paciente.

O livro Avaliação Psicológica aplicada a contextos de vulnerabilidade psicossocial aborda o que o psicólogo precisa saber para aplicar a avaliação em populações vulneráveis, além de trazer ferramentas e recursos para auxiliar a aplicação e análise dos testes para esses públicos.

Sobre a autora

Juliane Callegaro Borsa é doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo se especializado na aplicação e análise de avaliação psicológica.

A autora publicou diversos artigos científicos, incluindo sua tese de doutorado abordando a adaptação e validação transcultural do Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q-CARP).

Não deixe de ler também: