O QUATI é um teste psicométrico, que avalia a personalidade e as capacidades do indivíduo. É um dos testes mais utilizados por empresas que querem fazer uma contratação assertiva. Também é um teste de personalidade objetivo baseado em um questionário tipológico que caracteriza os examinandos. O questionário possui 93 questões, pode ser aplicado em pessoas a partir da oitava série e não há marcação de tempo. Em todas as questões deve-se marcar uma das opções, A ou B, de acordo com o que a pessoa faria em cada situação mencionada.

O teste é composto por seis situações hipotéticas, cada uma delas contendo 15 pares de afirmações. O candidato deve optar por aquela alternativa que acredite se aproximar do seu comportamento real. Assim, é formado um perfil da personalidade do indivíduo, categorizando-o de acordo com os tipos psicológicos propostos por Carl Gustav Jung, o pai da psicologia analítica.

O questionário também pode ser aplicado tanto em formato online quanto impresso, utilizando a correção online do teste QUATI, é possível gerar automaticamente o relatório com os resultados obtidos pelo avaliado por meio de gráficos e com texto interpretativo.

Com os resultados obtidos, o teste QUATI permite ao psicólogo determinar as atividades que correspondem às preferências do avaliado, suscitando em um maior grau de satisfação e melhor desempenho. Por esses e outros motivos o formato online do teste QUATI é extremamente utilizado e bem aceito.

O QUATI é muito utilizado para seleção em cargos de alta liderança, pois faz a avaliação da personalidade utilizando escolhas situacionais, ou seja, aquelas atitudes tomadas tendo como base o contexto, e que demonstram a capacidade de adaptação ao ambiente e às pessoas. O teste avalia aspectos como aptidão, afinidade e interesse que o avaliado possui, sendo capaz de mapear seus comportamentos.

Cada Tipo Psicológico, de acordo com Carl Jung, tende a reagir, em suas relações, de modo diferente, por isso o teste envolve e convalida as redes de julgamento, percepção e valoração da pessoa sobre o mundo. Assim o Tipo Psicológico influencia e é influenciado pela personalidade de cada indivíduo. A tomada de consciência, portanto, se estabelece como uma ferramenta relevante para melhorar a qualidade das relações, além de proporcionar autoconhecimento, auxiliando no processo de individualização.

Os tipos Psicológicos Junguianos em linhas gerais baseiam-se em: estilos cognitivos; definir como o indivíduo aborda a vida; a maneira com que o indivíduo toma consciência do mundo; o processo pelo qual o indivíduo toma consciência das informações que chegam a ele, bem como as conclusões que o mesmo solidifica de seu mundo.

Com relação à personalidade, Jung considera dois tipos gerais de atitudes: o introvertido e o extrovertido. Este primeiro, o introvertido, refere-se ao indivíduo em que a libido desloca se de fora para dentro, proporcionado ao mesmo focar sua atenção no próprio mundo interno de impressões, emoções, pensamentos e sentimentos. O segundo tipo, o extrovertido, cuja libido dirige a energia psíquica de dentro para fora e a direciona aos objetos, pessoas e eventos objetivos. Os objetos e o meio externo têm predominância sobre os aspectos subjetivos das suas experiências.

A Introversão diz respeito às pessoas orientadas por fatores subjetivos, as quais possuem a sua atenção voltada para o seu mundo interior, como dito anteriormente. Geralmente são pessoas introspectivas, controladas e retraídas que apreciam a companhia de livros e atividades solitárias. Tendem a refletir antes de agir.

A Extroversão orienta-se pelo que é objetivamente dado e sua atenção é voltada para o mundo externo. São pessoas que preferem ouvir a ler e precisam experimentar as coisas e situações. Apreciam mudanças constantes e agem com menos reflexão que os introvertidos, sendo mais comunicativas na oralidade.

Outros aspectos deste teste também estão relacionados à forma como o indivíduo recebe informações e então as processa por meio da Intuição ou da Sensação.

A Intuição tem o foco nos significados, nas relações e nas possibilidades futuras. Diante de uma situação, o intuitivo busca observar o todo e fornece novas soluções e estratégias para os problemas. Prefere planejar a executar e pode ter atitudes imprevisíveis.

A Sensação é voltada para o aqui e o agora, no dado imediato e real, sendo prático e realista. Em determinadas situações, a pessoa desse tipo sensação observa os detalhes. Prefere executar a planejar e necessita de dados concretos.

Com relação à tomada de decisões e à maneira como o indivíduo avalia a informação recebida e então age, o teste classifica como Pensamento e Sentimento.

O Pensamento possui o seu foco na lógica, busca sempre um padrão objetivo da verdade, baseando o seu julgamento em padrões universais e coerentes. A pessoa Tipo Pensamento é voltada para a razão e mostra-se impassível e objetiva em seus julgamentos.

O Sentimento está ligado à dimensão valorativa das pessoas e objetos. As decisões são tomadas com base em seus próprios valores pessoais, mesmo que sem aparente lógica e objetividade. Pessoas desse perfil consideram importantes os seus sentimentos, assim como os de outra pessoa. São voltadas para as relações pessoais e são receptivas.

Assim sendo, o questionário com base nestes seis pressupostos, pretende avaliar através das escolhas situacionais o que cada sujeito faz; a sua personalidade.

O Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) foi desenvolvido no Brasil, no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, sob orientação da Professora Doutora Anna Mathilde Pacheco e Chaves. Desde 1989, com tipologia junguiana, este questionário resultou na construção de um inventário dirigido à realidade brasileira, levando em consideração a cultura. Esse teste pode ser aplicado de forma individual ou em grupo. 

A correção do teste é feita levando em consideração a quantidade de respostas fornecidas para cada uma das dimensões descritas, pela avaliação quantitativa e qualitativa.

O questionário QUATI tem por objetivo avaliar a personalidade por meio de escolhas situacionais. Sua aplicação pode ser feita de modo individual ou coletivo para adolescentes e adultos, a partir do 9º ano (8ª série do ensino fundamental), não possui limite de tempo, mas em sua maioria dura em média 45 minutos. 

Existem diversos estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade. Esse teste de perfil psicológico apresenta o melhor entendimento das pessoas.

Adquira a Coleção Quati – Questionário de Avaliação Tipológica e tenha um instrumento que possibilita a seleção do perfil ideal de forma mais assertiva. Ofereça os materiais certos para identificar a personalidade e ainda os pontos fortes e fracos de um indivíduo.

O teste QUATI deve ter o cuidado de ser aplicado e analisado por um profissional da psicologia. (Lei nº 4119/62)

Qualquer dúvida, estamos à disposição. Entre em contato conosco pelos telefones: (85) 3224.1587 | (85) 3261.1470 (85) 98970.1774 (WhatsApp)

Conheça mais sobre a Wedja Psicologia, acesse nossas redes sociais:

  • Instagram: @wedjapsicologia
  • Twitter: @wedjapsicologia
  • Facebook: /wedjapsicologia
  • Linkedin: /wedjapsicologia